« Início | Balanxo » | Imagens da Guarda » | O deserto » | Regra de três simples » | Boa onda » | Imagens da guarda » | Notícias da blogosfera » | Tempus fugit » | Esteve quase » | Importa-se de repetir? »

A corrida ao ouro

Fazem falta novas latitudes na Guarda. Novas raças. Raças novas. Gente a fazer o pino. Gente a não fazer o pino, mas a tentar. Gente com outros movimentos, outro zénite. Gente com outra música no olhar. Gente com outra língua, outro prazo de validade para os gestos. A Guarda foi feita para os grandes voos, as eternas ambições. Os felizes momentos em que a irrealidade se mistura com a suspeita de uma vereda não sinalizada. O lugar da simplificação do desejo e do esquecimento. Um Olimpo de granito com pronúncia cerrada e um jeito irresponsável de sonhar.

Etiquetas: ,

recomendo vivamente a leitura de alguns textos do blog "regioes.blogspot.com". pela regionalização, que tanta falta faz à nossa Guarda, capital da verdadeira Beira Interior. Não para deixarmos de depender de Lisboa para passar a depender de Coimbra (como defendem os apologistas das 5 regiões), mas para trazer as decisões para a Guarda, para fazer a nossa região crescer. Convido-vos a ler e comentar alguns post, pela nossa perspectiva, de quem está no Interior e sente na pele as dificuldades de viver longe do poder central.

Pela Guarda, por Portugal
Bem-haja,

Anónimo (Beira Interior), Guarda

Obrigado pelo seu convite.

Todavia, devo dizer, que no referendo sobre a regionalização fiz campanha contra. As razões mantêm-se: quer económica, quer social, quer administrativamente, a criação de regiões nada resolve no nosso país. Só serviriam para criar mais uma estrutura burocrática intermédia que desse emprego ao pessoal político sem ele. Se nas autarquias abundam os caciques, com as regiões teríamos mega-caciques, tipo Jardim, Loureiro e afins. De resto, não é por nada que os grandes defensores da regionalização estão no Porto, onde não descolam do costumeiro discurso bairrista e provinciano. Essa guerra Lisboa-Porto é uma luta de galos que o resto do país olha como desdém. A solução está pois na desconcentração e não na descentralização. Num bom Manual de Direito Administrativo poderão ser esclarecidos acerca destes dois conceitos. De qualquer modo, no limite, aceitaria um figurino de 5 regiões, correspondendo às actuais CCRs. Por outro lado, isso da "Beira Interior" é um mito criado pelos interesses expansionistas da Covilhã, como se sabe.

Enviar um comentário
Jornal Cidade Mais
Creative Commons License