« Início | Voltas (1) » | A corrida ao ouro » | Balanxo » | Imagens da Guarda » | O deserto » | Regra de três simples » | Boa onda » | Imagens da guarda » | Notícias da blogosfera » | Tempus fugit »

Blogues da terra (1)

Daniel Oliveira acaba de publicar no "Arrastão" uma listagem de blogues por si compilada, com o título "Blogosfera Regional" e cujo conteúdo dispensa explicações. Dela consta, entre outros por sinal aqui linkados, o "Guarda Nocturna", um blogue assumidamente local, mas já não o "Boca de Incêndio", que só ocasionalmente o tem sido. Pela parte que me toca, uma avaliação correcta, a ser creditada no autor da lista. Ora, independentemente do que se pensar desta classificação, aplaudo desde já a iniciativa. Por várias razões:
  1. Os blogues locais são muitas vezes os únicos espaços onde é possível assumir posições criticas e denunciar situações "no terreno", preencher a lacuna do pluralismo onde ele é tímido ou inexistente, reunir propostas convergntes para a defesa de determinada causa, suscitar a dúvida onde tudo parece transparente, exercitar a cidadania de proximidade, assumir identidades "não conformes"; em suma, são a garantia do espaço público possível.
  2. Essa rarefacção do espaço público está relacionada, como se sabe, com o caciquismo, a ausência de checks and balances eficazes nas autarquias, o afunilamento da vida pública local em torno de interesses e empreendimentos muitas vezes duvidosos e, sobretudo, uma imprensa regional na maioria dos casos domesticada pelo compromisso político e pela sobrevivência.
  3. Não é por acaso que, estatisticamente, de entre os processos judiciais intentados com base em delito de opinião contra autores de blogues, a maioria diz respeito a blogues com incidência local.
  4. Faltava ainda o justo reconhecimento da sua importância, dentro e fora da blogosfera, a atribuição de maior visibilidade a este "nicho". Quer nesta lista, ou por outro meio, era um passo fundamental para que as questões locais fossem seguidas por quem, embora distante, nelas tenha interesse ou curiosidade, e/ou no seu debate queira intervir. Alargando a troca localizada de experiências e de opiniões, já existente, a zonas geograficamente distintas, mas com questões semelhantes. Enfim, a aldeia global ao carregar da tecla.
Pelo que me apercebi, Daniel Oliveira fez uma selecção cuidada. Onde a qualidade, a pertinência e o interesse temático pesam mais do que o simples alinhamento político. Todavia, estarei atento à existência de uma hidden agenda de cariz político por detrás da lista. Em suma, uma iniciativa muito positiva, para além de, ao que julgo, inédita.

Nota: Em jeito de declaração de interesses, devo dizer que, sobre política e não só, quase nunca tenho opiniões coincidentes com as de Daniel Oliveira. Entre um não-alinhado com simpatias liberais, avesso a fundamentalismos (sobretudo os mais perigosos) e tendo como paradigma programático o Manifesto de Euston (de que brevemente aqui farei uma extensa referência) e um trotsquista leitor de Chomsky e adepto do multiculturalismo, vai uma diferença abissal. O que nada impede, antes pelo contrário, que reconheça qualidades cívicas e intelectuais a uma figura de referência da vida pública e da blogosfera. Como é o caso.

Etiquetas: , ,

Jornal Cidade Mais
Creative Commons License