quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Mecânica Popular

Pierre Bastien apresenta “Mecânica Popular” no TMG. Será na sexta-feira, às 21.30, no Pequeno Auditório. O espectáculo, que aqui estreia em Portugal, é uma co-produção TMG/Quarta Parede e insere-se no Festival Y#5, que decorre na Guarda, Covilhã e Fundão. O multifacetado músico francês cria complexas instalações sonoras e compõe música com a chave de fendas.

Etiquetas: ,

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Contas de somar

via "Estrela no seu Melhor"

Os representantes das habituais capelinhas locais andam apavorados com o recente anúncio da criação de uma Região de Turismo do Centro. A medida, prevista na Lei-quadro do sector, pretende reordenar as 19 regiões existentes e reduzi-las a 5. Ler aqui a notícia. A Câmara da Guarda já se pronunciou desfavoravelmente, indo ao encontro das posições do incrível presidente vitalício da RTSE. A Vereadora do Turismo destaca mesmo a "criação de novos produtos turístico" em favor do status quo. Por outro lado, Luís Celínio, presidente do clube Escape Livre, vem acrescentar que a Serra da Estrela terá que ter um "tratamento especial" no novo mapa do turismo nacional. Comecemos então a juntar as parcelas. Um dos "produtos inovadores" criados foi precisamente o "BMW X Experience/Serra da Estrela 2007", uma iniciativa promovida pelo Escape Livre. Sabem no que consistia, grosso modo? Uma série de veículos todo o terreno galgando a pista da estância de ski, em pleno maciço central!!! Supostamente com a complacência do Parque Natural e o natural contentamento da Turistrela. Entidade que, de mãos dadas com a RTSE, encara a Serra como uma coutada privada, onde tudo é possível, desde que as negociatas se mantenham. E pronto, contas feitas, conclusões à vista. Perceberam agora porque é que estes senhores querem manter a situação?

NOTA: para uma melhor apreciação da "actividade", veja-se esta postagem no "Estrela no seu Melhor", que oportunamente denunciou a situação.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Trilho da Água - 1

No Dia Sem Carros fui experimentar um troço pedestre já velho conhecido, que vai até ao antigo castro do Tintinolho e segue até ao Mondego, pela Ramalhosa. A diferença é que agora está sinalizado, fazendo parte das rotas Natura, em boa hora criadas pela CMG. Aqui vão algumas imagens do passeio.

Chafariz da Dorna. Uma miragem ignorada pela cidade

Via Romana da Dorna. Caelum, non animum, mutat qui trans mare currit. (Asno que a Roma vá, asno de lá voltará).

A Guarda, vista do local onde foi avistada, à chegada, pelas tropas napoleónicas.
Vuuuu, zzzzz, vuuu, zzzzzzz, vuuuuuu, zzzzzz, vuuuu. Ufa!

Etiquetas:

Trilho da Água- 2

Cruz da Faia. Com silvas. Muitas.

Alminha. Animula vagula, blandula.

Ilha da Páscoa na Beira?

Vista do monte encimado pelo castro do Tintinolho.

Etiquetas:

terça-feira, 16 de outubro de 2007

A não perder

"A Space Odissey" (2002), uma coreografia de Cuqui Jerez, no Pequeno Auditório do TMG, dia 18, às 21.30. O espectáculo insere-se no Festival Y#05, numa co-produção TMG/Quarta Parede.
Sobre ele, afirmou a autora: "Estou à procura de um tempo de perturbação, confusão, lentidão, dificuldade e prazer, perda e busca, um estado muito activo da mente, onde a única coisa que tentamos encontrar é o onde, o quê, quem, como e quando. O momento preciso antes do reconhecimento, onde a realidade não está ainda no sítio adequado".

Etiquetas: , ,

A ver vamos

"A Câmara Municipal da Guarda reafirmou ontem a necessidade de o Ministério da Cultura apoiar o funcionamento do Teatro Municipal, considerando tratar-se de um projecto de “dimensão regional” que necessita de apoio estatal." Ler aqui a notícia completa. (Fonte: "O Primeiro de Janeiro")

Etiquetas: , ,

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Economia paralela

(clicar para ampliar)

Etiquetas:

Jornal Cidade Mais
Creative Commons License